4 desafios que as mulheres empreendedoras devem superar

4 desafios que as mulheres empreendedoras devem superar

Ao longo da história, as mulheres conquistaram mais espaço na sociedade e começaram a encontrar novas possibilidades para o seu desenvolvimento, dentre elas, o empreendedorismo.

O número de mulheres empreendedoras cresce a cada dia, e não são poucos os desafios que elas precisam superar para trilhar esse caminho.

Desde questões culturais, como lidar com clientes machistas, até questões afetivas, como conciliar a vida familiar com a profissional.

Neste post, você vai conhecer 4 desafios e formas para superá-los. Acompanhe a leitura!

1. Organizar o gerenciamento da vida familiar

Não é fácil para uma mãe abrir mão de momentos com os filhos. Acompanhar o desenvolvimento dos pequenos é uma parte muito agradável e importante da maternidade.

E é comum que, nesse caso, a culpa seja colocada na falta de tempo. Mas se uma mulher deseja empreender, a primeira lição é: gerencie o seu tempo.

Há tempo para tudo, inclusive para a família, basta que a rotina seja organizada. Estipular os horários para se dedicar aos negócios fará com que você não tenha que trabalhar no momento em que gostaria de ficar com a família.

2. Combater o preconceito

Algumas mulheres ainda sofrem preconceito quando decidem se tornar empresárias.

Esse tipo de experiência pode desanimar aspirantes a empreendedoras, porque afeta diretamente a autoestima, fazendo com que as mulheres se questionem sobre sua própria capacidade.

No entanto, no mundo dos negócios, não faltam exemplos de mulheres empreendedoras, que, ao enfrentar as dificuldades, tiveram êxito.

Não deixe que pessoas ignorantes diminuam a convicção que você tem no seu trabalho.

3. Vencer a insegurança

Para uma mulher que nunca empreendeu, ou que não tem nenhum exemplo de empresária em seu círculo social, dar inicio ao próprio negócio pode ser apavorante. Não deveria.

Empreender é uma atividade como qualquer outra. Ainda que pouco se saiba no começo, nada impede uma mulher de aprender sobre o tema. É como em qualquer outra área da vida.

Hoje, com a ajuda da internet, é possível estudar sobre o mundo dos negócios lendo, acompanhando vídeos e até mesmo fazendo uma graduação a distância.

O fato de você não ter um exemplo próximo de mulher empreendedora de sucesso não pode impedi-la de tentar algo novo. Você pode ser a primeira empresária em sua família ou em seu grupo de amigas e, assim, inspirar outras mulheres.

4. Saber valorizar os seus pontos fortes

As mulheres empreendedoras não precisam imitar os homens para serem respeitadas por seus clientes e sócios. Mulheres e homens são diferentes, e isso não é algo ruim.

Uma vantagem na forma feminina de lidar com os negócios é trazer aspectos emotivos para a empresa. As mulheres são mais perceptivas, e essa característica facilita as relações interpessoais. Além disso, as mulheres empreendedoras tendem a dar atenção a detalhes da organização que, de modo geral, os homens ignoram.

Por serem mais compreensivas, as mulheres conseguem entender melhor seus colaboradores, principalmente quando eles enfrentam momentos difíceis. Desse modo, conseguem motivar e engajar a equipe para trabalhar pela empresa, afinal, todos se sentem respeitados.

Como você viu, há bastantes desafios, mas não há nada que impeça mulheres empreendedoras de se tornarem empresárias bem-sucedidas e realizadas!

Gostou deste artigo? Então aproveite para descobrir como empreender com pouco dinheiro!

 


Comentários