4 passos para encontrar uma boa oportunidade de negócio

4 passos para encontrar uma boa oportunidade de negócio

Você decidiu dar uma virada na sua vida: quer ser dona do próprio nariz. Em outras palavras, tornar-se uma empreendedora. O problema é que não consegue identificar uma boa oportunidade de negócio. Que fazer? Desistir da ideia?

Várias razões levam alguém a se lançar na aventura de abrir o próprio negócio: superar uma demissão, obter uma renda extra, se livrar do patrão, trabalhar com algo prazeroso, etc.

Realizar essa mudança, entretanto, exige responder a uma questão fundamental: qual ramo escolher?

Como encontrar uma boa oportunidade de negócio?

Aplicar esforços num mercado já saturado ou apostar num produto que não encontra clientes é meio caminho para o fracasso.

Por outro lado, é possível encontrar a sua oportunidade seguindo estes quatro passos:

1. Pergunte-se qual produto ou serviço não a satisfaz

Um bom começo é identificar uma necessidade mal atendida. Pergunte a si mesma se há na região um produto ou serviço que deixe a desejar de algum modo.

Você pode fazer a mesma pergunta aos familiares e amigos. Identifique os pontos fracos desse potencial concorrente e veja se é capaz de oferecer uma solução melhor. Pode estar aí a sua grande oportunidade.

2. Certifique-se de que o segmento é atrativo

Existem segmentos que, mesmo atraindo muitos interessados, ainda reservam espaço para novos empreendedores. São mercados em expansão e, por isso, atrativos e muito lucrativos.

É importante observar que você não precisa criar algo completamente inovador para se dar bem no comércio. É perfeitamente possível conquistar uma boa clientela e ter liquidez trabalhando com produtos comuns, do dia a dia.

Certifique-se apenas de que o artigo interesse às pessoas, ainda que não seja essencial. Como se diz, não é só de alimento que vive o homem.

3. Analise a concorrência e as barreiras de entrada

Alguns mercados são mais restritos ou estão nas mãos de um concorrente muito forte. Não faz sentido, por exemplo, abrir uma pequena mercearia ao lado de um grande supermercado. Você será engolida por ele: não terá preço nem estoque para competir de igual para igual.

Portanto, avalie atentamente seus concorrentes e observe se há abertura, evitando se meter em briga de cachorro grande.

Veja se há outras barreiras, como a necessidade de grande investimento, de mão de obra especializada ou materiais de difícil acesso. Procure algo dentro das suas possibilidades e que permita crescimento gradual.

4. Verifique se você tem afinidade com o segmento

Não vai ser uma boa ideia abrir uma clínica de estética para cães se você tem horror a bichos. O melhor é concentrar-se em algo com o qual você tenha afinidade.

Considerando que uma das razões para empreender seja fazer algo de que se goste, é importante levar isso em conta no momento de identificar alguma oportunidade.

A motivação é fundamental para o êxito do negócio, mas é difícil se sentir motivada se você não encontra o menor prazer em atuar na área que elegeu. Sendo assim, escolha também com o coração.

Revender semijoias pode ser uma boa oportunidade de negócio?

Vamos colocar esses quatro passos em prática usando a revenda de semijoias como exemplo.

Imagine que, na sua cidade, as lojas de acessórios estejam localizadas em shoppings ou centros comerciais. Em razão disso, os produtos são caros, o que gera insatisfação nas pessoas (elas querem comprar semijoias com preços mais acessíveis).

O mercado de semijoias é grande e não sofre sazonalidade (as mulheres querem estar belas e na moda em qualquer época do ano). Além disso, pesquisas demonstram que a venda direta está crescendo no país, o que confirma que o segmento é atrativo.

Consideremos também que o investimento em revenda é baixo, o que significa que uma importante barreira de entrada foi removida.

Por fim, qual empreendedora não gosta de trabalhar com moda e acessórios? Há, portanto, afinidade com o produto e um diálogo garantido com a clientela.

Tudo somado, podemos responder à questão afirmando que revender semijoias é uma excelente oportunidade de negócio.

Estamos certos de que você concorda, por isso sugerimos que você conheça a proposta da Linda Bela para se tornar, hoje mesmo, uma empreendedora de sucesso!

 


Artigo publicado originalmente em agosto de 2017 e atualizado em agosto de 2021 pela equipe da Linda Bela.


Comentários