5 dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro

5 dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro

Cada dia que passa mais e mais pessoas têm procurado novas formas de trabalho, buscando maneiras inovadoras de ganhar dinheiro. Com isso, trabalhar por conta própria tem sido a decisão final de muitas dessas pessoas. Mas como abrir um negócio com pouco dinheiro?

Nós separamos neste post 5 dicas para você começar a empreender sem precisar de um alto investimento inicial. Confira!

1. Escolha um nicho de mercado que você goste

Ser dono do próprio negócio exige muito do empreendedor. É necessário muita dedicação, persistência e foco na busca por resultados. Por isso, no momento de iniciar seu negócio, é importante escolher um nicho de mercado que você goste e tenha afinidade.

Abrir uma empresa que venda produtos ou serviços que você não tenha paixão pode fazer com que você desista facilmente ou que acabe achando o negócio um peso para sua vida.

Considere também nichos que têm se destacado e que podem te ajudar a obter bons resultados financeiros.

Um bom exemplo são as semijoias que, além de fazerem parte de um segmento consolidado e com grande volume de vendas, possuem uma ótima aceitação por parte das mulheres.

2. Faça um planejamento realista

Abrir um negócio com pouco dinheiro não trará clientes com a mesma velocidade de quem tem muito capital para investir. Portanto, você deve fazer um planejamento realista. As previsões de receita e os investimentos devem ser devidamente calculados, planejados e mensurados.

3. Seja diferente da concorrência

Uma dica muito importante para quem deseja abrir um negócio com pouco dinheiro é buscar sempre diferenciar-se da concorrência. NÃO seja melhor, seja DIFERENTE dos seus concorrentes.

Se você tentar ser melhor que as marcas já estabelecidas no mercado, provavelmente você precisará de grandes investimentos financeiros para atrair e conquistar clientes.

Agora, se você inovar e ter uma proposta única de valor, além de otimizar seus investimentos, as chances de sucesso do negócio aumentarão bastante.

4. Evite gastos desnecessários

É fundamental que se tenha pulso firme buscando gastar somente o necessário para que o negócio comece a funcionar. Sempre que possível, cogite opções acessíveis que não careçam de grande aporte financeiro.

Uma boa dica é o home office. Abrir um negócio que permita trabalhar em casa faz com que inúmeros gastos sejam evitados, como: aluguel, adequações do local, contas de luz e água, maior quantidade de funcionários, entre outros.

Quem deseja evitar gastos ao abrir uma empresa, iniciar os trabalhos em casa é uma das melhores alternativas a serem consideradas.

5. Utilize o marketing digital

Uma das melhores formas de promover um novo negócio e divulgá-lo no mercado é por meio do marketing digital. Esse tipo de marketing, além de carecer de um baixo investimento inicial, permite ótimo alcance do público e resultados superiores aos alcançados com o marketing convencional.

Por isso, é muito indicado que pessoas que desejam abrir um negócio com pouco dinheiro criem um blog para a empresa e utilizem as redes sociais para sua promoção.

Essas práticas favorecem as vendas e auxiliam bastante o crescimento do negócio sem grandes investimentos.

Gostou das nossas dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro? Caso conheça outras, não deixe de comentar e compartilhar conosco!

 


Comentários