5 tipos de medidor de anel para descobrir a numeração do seu dedo

5 tipos de medidor de anel para descobrir a numeração do seu dedo

Precisa de um medidor de anel para comprar uma joia ou semijoia pela internet? Pois seu problema pode ser mais comum do que você pensa.

A venda de produtos por meio de comércios eletrônicos — ou, como são mais comumente conhecidas, lojas virtuais — tem crescido exponencialmente com o decorrer dos anos. A facilidade ao acesso à internet e o crescimento da inclusão digital são fatores que têm contribuído diretamente com esta realidade.

Entretanto, apesar do consumidor moderno estar mais confiante em realizar compras online, alguns aspectos ainda têm sido encarados como empecilhos.

Produtos do setor de vestuário, calçados e acessórios como semijoias geram dúvidas quanto à numeração na hora da compra, pois a maioria das pessoas não sabe fazer a medição da peça para saber como ela ficará no corpo.

Por isso, no post de hoje mostraremos diversos modelos de medidor de anel para que você acerte em cheio em uma compra online ou na hora de presentear aquela pessoa especial.

1. Bastão medidor de anel

Sem dúvidas, uma das formas mais precisas de se tirar medidas de anéis e alianças é por meio de um bastão medidor de anel.

Muito utilizada em joalherias, a ferramenta pode ser facilmente adquirida em lojas virtuais como a Linda Bela, por exemplo.

Seu manuseio é simples: basta pegar um anel que fique confortável no seu dedo ou no dedo da pessoa que você pretende presentear e encaixá-lo na ferramenta. O número em que o anel parar corresponde à numeração exata do aro.

2. Diâmetro interno: régua ou paquímetro

Esse método também é bastante eficiente. Consiste em utilizar uma régua ou um paquímetro para fazer a medição do diâmetro interno do aro do anel.

Na hora de comprar sua semijoia, basta comparar a medida obtida com a tabela de numeração de aros abaixo:

Tamanho do aro Diâmetro interno Tamanho do aro Diâmetro interno
11 1,52 cm 18 1,77 cm
12 1,57 cm 19 1,81 cm
13 1,62 cm 20 1,84 cm
14 1,65 cm 21 1,89 cm
15 1,67 cm 22 1,94 cm
16 1,71 cm 23 1,96 cm
17 1,75 cm 24 2,00 cm

3. Aneleira

Também muito utilizada por joalherias e facilmente encontrada em comércios eletrônicos, a aneleira é um medidor de anel que pode ser considerado muito preciso.

Entretanto, para obter a medição correta o aro precisa ficar justo no dedo, porque o peso exercido por conta dos outros aros pode influenciar no resultado.

Portanto, se for utilizar este medidor de anel, use como base aros levemente maiores e que ofereçam uma dificuldade moderada na hora de retirar o dedo de dentro.

5 tipos de medidor de anel para descobrir a numeração do seu dedo

4. Barbante ou linha

Esse método para descobrir a numeração de um anel pode ser muito preciso mas é necessário que o procedimento seja realizado minuciosamente.

Basta passar um fio ou barbante ao redor da junta do dedo, marcar a medida da circunferência, cortar a linha no local que você marcou o dedo, estender a linha em uma superfície plana e medir o comprimento com uma régua.

Feito isso, é só procurar na tabela abaixo o número do aro correspondente à medida realizada. Vale ressaltar que a menor diferença na hora de cortar a linha pode resultar em uma medida completamente diferente do dedo.

Tamanho do aro Medida do barbante Tamanho do aro Medida do barbante
11 5,1 cm 18 5,8 cm
12 5,2 cm 19 5,9 cm
13 5,3 cm 20 6,0 cm
14 5,4 cm 21 6,1 cm
15 5,5 cm 22 6,2 cm
16 5,6 cm 23 6,3 cm
17 5,7 cm 24 6,4 cm

5. Desenho do aro

O grau de precisão desse método não é muito alto mas se for realizado com cuidado é possível obter um bom resultado.

Basta posicionar um anel sobre um papel e traçar a circunferência interna do aro com um lápis de ponta fina. O lápis precisa estar posicionado a exatamente 90º em relação ao papel para que a medição seja precisa.

Leve o desenho até uma loja de semijoias e compare diversos tamanhos de aros até encontrar um que se adéque ao traçado no papel.

Nos casos das compras online você pode medir o diâmetro interno do desenho e utilizar a tabela do item 2 desse artigo como referência para descobrir o tamanho do aro do seu anel.

Você conhece algum tipo de medidor de anel que não foi citado aqui? Então compartilhe com a gente deixando o seu comentário!

 


Comentários