Acessórios femininos: tudo o que você precisa saber

Acessórios femininos: tudo o que você precisa saber

Às vezes, um detalhe faz toda a diferença. Sabemos, é um clichê, mas, se não acredita, faça o seguinte teste: produza-se o melhor que puder e, depois, retire todos os acessórios que havia colocado para complementar o look. Entende o que queremos dizer?

Acessórios femininos têm esse poder. Quantas vezes não ficamos brigando com o espelho, repetindo provas e mais provas de roupa, até que a escolha de um único objeto, aparentemente banal, deixa tudo no seu devido lugar? Um detalhe e tudo faz sentido, afinal.

Funciona para aquele look basicão que, de outra forma, seria apenas uma montagem pouquíssimo inspirada, assim como vale para o deslumbrante vestido de gala, que ficou ainda mais bonito depois que ganhou a companhia dos brincos e colares certos.

Ou seja: não subestime o poder desses pequenos notáveis. Para que jamais cometa essa imprudência, vamos mostrar a seguir tudo o que você precisa saber sobre acessórios femininos. Preparada?

1. Lenços, echarpes e cachecóis

Como você já deve ter adivinhado, acessórios femininos são todos aqueles artigos que a gente utiliza como o toque final de um figurino. Trata-se de um conceito batido e — vá lá — autoexplicativo, mas é útil delimitar um tema que pode, de fato, ser bem amplo.

A proposta a seguir é abordar cada item extra do vestuário e apresentar suas potencialidades, a começar pelos lenços, echarpes, cachecóis e afins.

Com o clima mais ameno das estações intermediárias ou o frio do inverno, esse tipo de peça é logo lembrado. Tem, portanto, função definida (aquecer), mas, a depender do modelo, pode ser acionado tão somente como complemento do look. Isso porque oferece estilo e charme ao figurino.

De todos eles, os lenços são os mais versáteis: podem ser utilizados no cabelo, na forma de cinto ou como enfeite de bolsa (claro, servem também para se pôr no pescoço).

Normalmente de cores neutras e feitos de tecidos pesados, os cachecóis protegem o pescoço do vento gelado e dão aquele toque europeu ao look, muito estiloso.

Mais leves e coloridas, as echarpes transitam bem por diversos cenários e são vestidas de maneiras diferentes, com nós, laços elaborados ou simplesmente soltas ao longo dos ombros.

Qual delas escolher? Todas!

2. Óculos

Ninguém precisa se convencer de que os raios UV são prejudiciais aos olhos para querer exibir um belo par de óculos! Esse artigo há muito transcendeu a funcionalidade para se tornar um dos mais queridos acessórios femininos e um verdadeiro trunfo da moda.

Trata-se, assim, de objeto obrigatório e um sinalizador do estilo da pessoa. Grandes e elegantes, vintage ou modernos, descolados ou comportados, cada garota elege o seu conforme a própria personalidade. E, combinemos: não dá para ter apenas um par.

Mas, até aqui, falamos apenas dos óculos de sol (ou escuros). Devemos, porém, fazer um adendo aos óculos de grau, que, embora tenham suas especificidades, hoje em dia são projetados para dialogar com o perfil de sua usuária.

Ou seja, não existe mais aquela história de “quatro olhos”: usar óculos tem um apelo estético muito interessante e, deve-se acrescentar, é até mesmo representa uma tendência de moda. Não deixe de curtir o seu.

3. Joias, semijoias e bijuterias

Aqui entramos em terreno conhecidíssimo — afinal, esses acessórios são a nossa paixão! Claro que, por dever de ofício, devemos levantar a bola das semijoias. Não se trata, porém, de uma defesa interesseira, e sim baseada na constatação mais do que certeira de que semijoias exercem um ponto de equilíbrio: não são “inacessíveis” como as joias nem descartáveis como as bijus.

Pode-se usar todas? Claro! Mas você vai concordar que é mais fácil desfilar com uma bela zircônia do que exibindo um fantástico diamante, não é? Também não vai querer aparecer na festa de formatura de sua amiga ostentando brincos “meia-boca”.

Agora que deixamos claro esse ponto, vamos esmiuçar alguns itens do mostruário-padrão de qualquer revendedora ciosa do seu ofício.

Anéis

Com tantos dedos na mão, parece um pecado ocupar apenas o chamado “anelar”, não concorda? Por sorte, existe anel de toda espécie: aliança, meia aliança, solitário, de falange. E podem ser usados em separado ou compondo um alegre e muito criativo mix. É tudo questão de estilo e ocasião.

Brincos

Quem nunca se sentiu nua ao se flagrar sem brincos? Pois é, talvez esse seja um dos acessórios femininos mais “obrigatórios” do look. Portanto, não é de se espantar a variedade de modelos: argolas, pontos de luz, maxis, brincos de festa. É só escolher os tipos que mais combinam com você e arrasar!

Colares

De índice cultural a amuleto de sorte e, finalmente, a acessório da moda, o colar percorreu uma longa estrada na história da Humanidade.

E ainda mantém todas essas facetas, embora o uso como simples adereço seja o mais comum. Mesmo assim, há quem tenha o seu como símbolo de proteção e há quem adore compor looks incríveis com um ou mais colares. Está tudo liberado.

Pulseiras

Pulseiras são como emblemas. Quem não se sente empoderada pela presença desses simples objetos? Talvez isso tenha um pouco a ver com o imaginário de uma Mulher Maravilha desviando balas com seus braceletes, mas é fato que as pulseiras trazem certa segurança (com muito estilo).

De pequenos cordões aos já citados braceletes, passando por peças dos mais variados feitios e pela mania do pulseirismo, tem alternativa para todos os gostos.

Tornozeleiras

Não são os acessórios femininos mais populares, mas quanto charme possuem! Mais associadas ao verão, as tornozeleiras carregam um quê de jovialidade e, noutra ponta, sexy appeal.

São delicadas, discretas e fazem um par interessante com os calçados. Se você nunca considerou vestir uma, não sabe o que está perdendo!

4. Bolsas

As bolsas protagonizam aquele clássico momento em que, na bica de sair de casa para um compromisso urgente e já com os ponteiros jogando contra, você dá meia-volta para buscar a sua, pensando: “Já ia me esquecendo!”. Ou seja, são indispensáveis.

E não é porque as bolsas femininas vivem atulhadas de coisas absolutamente necessárias (itens de maquiagem, chaves, documentos etc.), mas, sim, porque são parte essencial do look.

Aquela baguete para combinar com o vestidinho, um modelaço de palha para desfilar na praia ou uma satchel para toda obra, elas aliam funcionalidade com uma atribuição puramente estética.

Em razão disso, é que sentimos uma irresistível tentação de comprar vários e vários modelos. Cada ocasião pede um tipo de bolsa e o fato de dispor do tipo certo evita angústias. Para resumir: use sem moderação.

5. Presilhas e fivelas para cabelo

Não é só a sua filha quem merece usar uma presilha bonitinha no cabelo. Esses artigos mimosos caíram de vez no gosto de “marmanjas” de todas as idades — e como ficam uma graça na cabeça da gente!

O mesmo se pode dizer das fivelas para cabelo. Vale observar que ambos acessórios casam especialmente bem nas adeptas dos cortes curtos. Mas não se trata de uma moda excludente: quem preserva suas melenas alongadas também encontra bons acessórios para prender os cabelos.

A verdade é que as presilhas e afins voltaram com tudo. Como resultado, temos modelos para cobrir uma vasta gama de usos, perfis e ocasiões. Se você curte esses simpáticos trequinhos, pode comemorar: eles estão com tudo.

6. Cintos

Cintos mudam de espessura, matéria-prima e design, mas não saem de moda. Não é porque você deu um tempo neles, exibindo os cós de seus jeans sem pudor, que essa máxima deixa de valer: mais cedo ou mais tarde, ali estará o cinto desempenhando o seu papel (que não é, naturalmente, manter as calças no lugar).

O fato é que a cintura merece um belo enfeite, e por isso os cintos são tão valorizados. Pense em quantos looks perderiam a sua expressividade não fosse essa tira de couro, tecido ou qualquer outro material de ocasião.

Elas realçam a silhueta, promovem um contraste bem-vindo na uniformidade do vestuário e embelezam modelitos mais simplórios.

Não precisa entrar em ação a todo momento, mas, como um reserva de luxo no banco de reservas, está sempre preparado para decidir o jogo.

7. Chapéus, boinas, gorros e bonés

Não só as presilhas estão fazendo a cabeça das mulheres, mas uma infinidade de coberturas, como chapéus diversos, boinas elegantes, alegres gorros e (por que não?) despojados bonés.

Vale chapéu coco, panamá, boinas militares, de tricô, gorros com pompom, de crochê, bonés de aba reta. Vai muito do estilo de cada uma e da composição do look (descontraído, clássico ou formal). Com o clima passando do ameno ao frio, esse tipo de acessório ganha protagonismo, mas sem perder o charme e a elegância.

Não se trata, portanto, de apenas manter as “ideias” quentinhas, mas de desfilar um modelito romântico, colorido e cheio de personalidade.

8. Relógios

Já dissemos que os relógios perderam um pouco de sua finalidade principal (mostrar as horas). Afinal, todo mundo hoje em dia possui smartphones — que, entre outras coisas, indicam a passagem do tempo. Com isso, os relógios ficaram liberados para se dedicar a uma tarefa alternativa: embelezar o pulso feminino.

Não que esses objetos não sirvam mais àquilo ao qual foram projetados, mas é interessante constatar como os modelos têm sido desenhados com objetivo confessadamente estético.

Existem modelos delicados, com caixa e pulseira em metal, para se usar em ocasiões mais nobres, bem como exemplares emborrachados e coloridos para se levar nos momentos de lazer.

Em razão dessa versatilidade, os relógios ganham destaque no universo dos acessórios femininos, podendo, em diversas oportunidades, dar o toque de requinte que o look procurava.

Muito mais poderia ser dito sobre esse assunto, mas, em linhas gerais, tudo o que você precisa saber sobre os acessórios femininos foi pincelado neste post.

Podemos acrescentar que esse conjunto de itens representa um instrumental, um rol de ferramentas que está à disposição para você criar conforme o seu momento ou personalidade. A regra é: ouse. Experimente, faça combinações, acompanhe as tendências. Enfim, use os acessórios femininos para se sentir linda sempre.

Para finalizar, um convite: que tal conhecer a loja virtual da Linda Bela? É cada lançamento maravilhoso em semijoias! Tudo com garantia, procedência e o melhor custo-benefício do mercado. Vai lá, aproveita!

 


Comentários