Como acertar no look para casamento?

Como acertar no look para casamento?

Um convite de casamento sempre é recebido com um misto de alegria e apreensão. Alegria por participar de um momento especialíssimo na vida de um casal querido e, na outra ponta, apreensão pela angústia que é escolher um bom e certeiro look para casamento.

Neste post vamos partir do pressuposto de que você está entre as convidadas que não terão papel especial a desempenhar. Madrinhas, por exemplo, costumam ficar restritas às regras estabelecidas pela noiva.

Portanto, desfrute da liberdade de escolher um look só seu. Isso, como já indicamos, traz a sua dose de desafio — afinal, embora não haja um “dress code” indicado pela noiva, a forma como você vai orientar a sua escolha continua atrelada a certas variáveis.

Quais são elas? Bem, é isso o que veremos a seguir. Então, continue conosco e saiba como acertar no look para casamento. Confira só:

Verifique o local da festa

Festas de casamento são ditadas pela moda. De tempos em tempos, as tendências mudam, o que leva os noivos a preferir esse tipo de celebração e não aquele: sai a igreja, entra a praia; sai a pompa, entram as guirlandas de flores.

Também são ditadas pela personalidade do casal, que muitas vezes se rodeia de amigos heterodoxos, o que rende festas mais descontraídas. E, não podemos esquecer, estão condicionadas pela questão econômica. E tudo isso deve ser levado em conta por quem recebe os convites.

Nada mais desagradável do que constatar que se errou a mão — seja para mais, seja para menos. Por isso, é importante, antes de mais nada, conhecer o ambiente onde se dará a festa.

Será na praia? Ótimo, de cara você sabe que o torturante salto alto está descartado. Muito certamente ocorrerá durante o dia, o que sugere figurinos leves, menos “armados”. Até mesmo um vestido curto cai bem.

Assim como à beira-mar, festas no campo costumam ser de dia e ao ar livre. Pedem modelitos um pouco mais elaborados, mais ainda com certa cor e leveza.

Festas “indoor” (bufês), por outro lado, indicam sofisticação, com vestidos glamourosos e produção mais afiada. Entram em cena os longos, os brilhos e paetês.

Dê uma olhada na previsão do tempo

Fosse algumas décadas antes, poderíamos ter dito: fique de olho na estação do ano. Hoje em dia, infelizmente, pode-se muito bem estar em pleno inverno e, ao mesmo tempo, debaixo de um sol de rachar — ou o contrário.

Por sorte, os serviços meteorológicos andam bem acurados e ao alcance do seu celular, o que permite sair de casa sabendo se, de fato, vai chover ou esfriar de uma hora para outra.

Com essa informação (literalmente) em mãos, você consegue fazer ajustes em seu look de maneira a não passar desconfortos — especialmente durante casamentos ao ar livre.

Entre outras coisas, a condição climática no dia do “sim” ajudará a escolher entre um vestido curto ou um longo, um modelo de alças, frente única ou outro com mangas ou, ainda, se convém levar uma echarpe para cobrir os ombros tão logo anoiteça.

Enfim, procure estar em sintonia com o clima para evitar surpresas.

Não esqueça dos acessórios!

Aqui, entramos no tema do qual realmente gostamos: os acessórios! Quantos brincos já não evitaram um look sem maiores atrativos de naufragar durante um evento importante? Assim como não dá para assistir a um casamento sem uma maquiagem caprichada, não se pode pensar em aparecer diante dos noivos sem uma semijoiazinha sequer. Impossível!

E como escolhemos os acessórios que melhor se encaixam no look para casamento? Vai do grau de sofisticação da festa.

Falávamos dos bufês e dos brilhos e paetês. Esse tipo de ocasião, certamente, pede peças de presença, requintadas — o que, basicamente, significa usar cristais. É o que de mais chique se tem a oferecer, sem que isso signifique empenhar todas as economias em uma joia. Peças vistosas, que valorizem o decote e emoldurem o rosto com charme e elegância são a melhor pedida para looks mais elaborados.

No caso de uma festa mais íntima e menos cerimoniosa, do tipo que pede uma montagem quase casual, aposte no romantismo das peças. Acessórios banhados a ouro ou ródio e com intervenções suaves em zircônia são bastante apreciados. Pontos de luz, com sua delicadeza característica, também devem ser considerados, especialmente se o look se constituir por vestidos de feitio mais alegre.

Converse com as amigas

É pouco provável que, no círculo de amigas comuns, você seja a única a ser agraciada com um convite de casamento. Isso é sempre motivo de alegria, visto que você não se sentirá totalmente deslocada e ainda terá a possibilidade de “trocar figurinhas” sobre a composição de seu look.

Essa animada comunicação pré-cerimônia, além de ajudar a dirimir algumas dúvidas cruéis, é importante para alinhar todas as “regras do look” e evitar que se cometa o pecado supremo de aparecer na festa usando um modelo igualzinho ao de uma das amigas. Quando isso acontece, minha cara, nem estabelecer um perímetro de segurança com a sua “cópia” ajuda. É fim de festa mesmo.

Sendo assim, fofoque à vontade com as garotas, peça dicas, faça escambos, dê palpites. E não deixe de se divertir muito durante todo o processo.

Por fim, lembre-se: avalie bem o terreno antes de decidir qual look para casamento usar. Quanto mais informações você dispuser, maiores as chances de achar o modelito perfeito. Tenha em mente que o principal é aproveitar todos os momentos dessa ocasião especial e tão significativa na vida de duas pessoas que você ama. Portanto, aproveite ao máximo.

Tomara que as dicas deste post te ajudem a espantar a ansiedade e a se preparar para o grande dia com mais confiança e entusiasmo.

Como dica extra e superexclusiva, que tal conhecer a loja virtual da Linda Bela? Ali você encontra as melhores opções de semijoias para compor qualquer figurino, seja de festa, seja do dia a dia. E tudo com a melhor relação custo-benefício, além de absoluta garantia. Então, bora lá aproveitar?

 


Comentários