Como conquistar a tão sonhada independência financeira?

Como conquistar a tão sonhada independência financeira?

Ao contrário do que muita gente acredita, ter independência financeira não é o mesmo que ser milionário. Enquanto ser milionário significa ganhar muito — e, possivelmente, gastar muito —, ser independente significa depender apenas dos rendimentos dos seus investimentos.

Ou seja, é possível se tornar milionário e ainda assim ser dependente financeiramente, e vice-versa. Quer saber como construir sua independência financeira? Então veja a seguir!

Estabeleça metas ao seu orçamento

É importante determinar metas claras e realistas, bem como marcar prazos para alcançá-las. O propósito disso é saber, com precisão, aonde você gostaria de chegar e quando isso vai acontecer.

Assim, você conserva o seu foco e ainda se torna capaz de examinar e observar continuamente os resultados obtidos. Crie metas financeiras, tanto para as suas receitas quanto para as despesas.

Ajuste o seu padrão de vida

A independência financeira também se relaciona ao seu padrão de vida. É possível ter uma rotina modesta e ser independente financeiramente, já que isso significa menos gastos por mês.

Sendo assim, vale a pena fazer alguns ajustes: não é necessário estabelecer privações intensas, mas cortar excessos e pontos dispensáveis. Você não precisa deixar de jantar fora, mas será que é realmente necessário fazer isso tantas vezes por semana?

Quanto mais você repensa e adapta o seu estilo de vida, mais próximo da independência financeira você fica.

Tenha uma renda extra

Se você não consegue alcançar suas metas de ganhos financeiros no fim do mês com seu trabalho atual ou já tentou aplicar várias sugestões para cortar despesas, uma boa ideia é aumentar as suas receitas conseguindo uma renda extra por meio de outras fontes.

Revender produtos é uma opção bastante conveniente e prática para os interessados em ampliar sua renda.

Comece a poupar dinheiro

Para conseguir a independência financeira, é importantíssimo adquirir o hábito de poupar dinheiro. Uma boa dica é separar uma parte de seus recursos logo no recebimento. Ao esperar até o fim do mês, você acaba correndo o risco de gastar com coisas supérfluas ou de menor urgência.

Se for possível poupar uma grande parte do que recebe, melhor. Caso essa rotina não seja viável para você no momento, tente separar pelo menos 10% do seu orçamento para que fique guardada — e, talvez, investida!

Aprenda sobre investimentos

O investimento pode ser o passo que falta para você conseguir o que todo mundo quer: fazer seu dinheiro trabalhar por você. É o caso, por exemplo, de comprar imóveis e garantir que o aluguel que você recebe por eles seja o suficiente para atender ao seu padrão e estilo de vida.

Para não errar e nem investir seu dinheiro do jeito errado, é fundamental buscar mais informações sobre onde e como fazer, as vantagens e desvantagens de cada tipo de investimento — isso vai te dar mais segurança na hora de aplicar o seu dinheiro.

Para chegar à independência financeira, você deve estabelecer metas financeiras, ajustar o seu padrão de vida e ter uma renda extra (principalmente considerar a ideia de trabalhar com a revenda de produtos).

Em seguida, comece a poupar seu dinheiro e busque entender mais sobre como poderá investir seu capital. O resultado será sua tão sonhada autonomia.

E você, está pronta para ser uma revendedora com independência financeira? Deixe nos comentários suas impressões e dúvidas sobre o assunto!


Comentários