Como escolher brincos para casamento?

Como escolher brincos para casamento?

Tudo seguia na mesma quando a novidade chegou pelo correio: um convite de casamento. Que maravilha! Uma amiga querida finalmente realizará o sonho de subir ao altar e a festa será de arromba.

E olhe só: você foi escolhida madrinha da noiva! É muita emoção — mas também uma grande responsabilidade, pois o figurino necessita fazer jus à ocasião. A regra vale tanto para o vestido como para os adornos — e isso inclui os brincos para casamento.

Naturalmente, existem alguns requisitos para a escolha correta desses acessórios, e isso não se aplica apenas à situação imaginada acima.

Ou seja, você não precisa ter um papel de destaque na cerimônia para se preocupar com o visual — em eventos como esse, ninguém quer ficar menos do que deslumbrante.

Se, por outro lado, é você quem dirá os votos, a tal responsabilidade vai às alturas: estamos falando do seu grande dia, e não há razão melhor para se apresentar de forma divina, arrebatando olhares e emocionando o embasbacado futuro marido.

Nesse contexto, não é difícil entender por que os brincos são tão importantes. Em muitos casos, eles são como molduras a complementar ou evidenciar a beleza do rosto, a sofisticação do penteado ou, em associação com colares e gargantilhas, a delicadeza do pescoço e do colo.

Uma escolha equivocada, contudo, pode colocar todo esse potencial a perder, comprometendo o seu figurino.

Para evitar que esse desastre aconteça, fique atenta a estas dicas sobre como escolher brincos para casamento e não errar no look. Acompanhe.

Qual o seu papel na festa?

Já a imaginamos como madrinha e noiva, mas vai que você não seja uma coisa nem outra. É tão somente uma convidada (o que, convenhamos, já é uma grande distinção, pois não é possível que caiba todo mundo que os noivos conhecem na igreja ou salão de festas).

E o que muda com isso?

Convidada

Para começo de conversa, você terá muito mais liberdade para escolher seus brincos, visto que não estará no foco permanente dos flashes e gozará de uma certa discrição durante a cerimônia e a festa.

Ou seja, não é necessário se ocupar de um modelo muito chamativo se você não quiser. Nesse caso, oriente a escolha ao seu perfil (se mais contido ou mais exuberante) e ao modelito que pretende usar.

Vale apostar em pequenas argolas, pontos de luz ou mesmo em maxi brincos. Vai do seu look ou do seu astral.

Madrinha

Agora, se você estiver entre as madrinhas, pode ser que haja algum protocolo a seguir. Hoje em dia, é muito comum que a “guarda de honra” da noiva combine figurinos — tipo usar vestidos da mesma cor. Isso, de certa maneira, deixa o seu trabalho mais simples, pois é só seguir a recomendação da dona da festa.

Se não for o caso, você deve montar o look tendo em mente que estará na linha de frente e será alvo constante do fotógrafo.

Isso sugere um figurino mais refinado, o que vai refletir nos brincos: os modelos de festa talvez sejam os mais indicados, embora que os clássicos também não estejam descartados. A harmonia do figurino é que vai determinar a escolha ideal.

Só evite querer brilhar mais que a noiva. Não esqueça: a noite é dela.

Noiva

Falando em noiva, não é demais lembrar que a ocasião merece toda a pompa e circunstância possível. Por isso, é compreensível que se queira gastar um pouco mais em uma joia ou mesmo numa semijoia fina, escolhendo brincos capazes de agregar luxo e sofisticação ao figurino.

Portanto, uma pequena dose de loucura não será pecado: invista em brincos realmente magníficos, sempre levando em conta a maneira como as peças “conversam” com o restante do vestuário. Brilho e requinte são as palavras de ordem aqui.

Quais os tipos de brincos disponíveis?

Embora tenhamos alguns parâmetros a seguir (sofisticação, brilho, exclusividade) e estejamos balizadas pelo nosso papel durante a cerimônia, temos um leque bem grande de possibilidades quando falamos sobre brincos para casamento.

Não existe um único modelo indicado para o momento. Contanto que a peça não pareça por demais simples, denotando uma despreocupação com o visual que não condiz com o momento, você possui boas opções a considerar:

Materiais e cores

Entre os brincos para casamento mais elaborados, com design elegante e muitos apliques de pedrarias, alguns materiais ganham destaque: as pérolas, cristais e a zircônia (a pedra sintética que imita o diamante).

No primeiro caso, temos a reconfortante presença de um clássico: pérolas são charmosas e muito delicadas. No caso dos cristais e da zircônia, obtemos um acréscimo de brilho e, dependendo do figurino ou mesmo de suas características pessoais (cor dos olhos, por exemplo), de cor e movimento.

Outra aposta muito certeira é o emprego do dourado (que tal uma peça banhada a ouro?), sempre muito sofisticado e festivo. Se, por outro lado, o que seu look pede são detalhes em prata, considere o uso de brincos banhados a ródio ou mesmo ródio negro para intensificar o tom prateado e modernizar o visual.

Tamanhos e formatos

Conforme o penteado, o vestuário ou a presença de outros acessórios (pulseiras e anéis), é possível apostar em diferentes tamanhos e formatos.

Se o objetivo for compor um look delicado e apenas sinalizar para a beleza do rosto, sem “pressão”, a escolha deve recair sobre modelos menores, como pequenas argolas, brincos de bolinha ou pontos de luz.

Se a ideia é criar um figurino mais exuberante, maxi brincos, modelos com franja e argolas maiores são os tipos ideais. Só tenha a preocupação de balancear o visual, combinando o uso de colares mais finos (uma gargantilha choker, talvez?) para não carregar no conjunto.

Outra possibilidade é fazer uma jogada de ousadia e pisar no salão usando belos ear cuffs (brincos que cobrem a orelha toda). Será uma entrada em cena e tanto!

Como fazer a escolha certa?

A melhor maneira de acertar na escolha dos brincos para casamento é verificando se as peças pretendidas harmonizam com o formato do seu rosto (neste post, você descobre quais são os brincos certos para os diferentes tipos de rosto) e o jeito do penteado, levando em conta também o resultado que você pretende obter (evidenciar um ponto forte da fisionomia ou, por outro lado, disfarçar um “defeito”).

Além disso, seus brincos precisam dialogar com o vestido e os demais itens envolvidos na produção. Se os materiais, as cores e a distribuição dos acessórios se mostrar agradável ao teste do espelho e você estiver se sentindo realmente poderosa, esteja certa de que escolheu bem os seus brincos para casamento.

Para finalizar, não deixe de visitar o site da Linda Bela e conhecer a nossa seção de brincos. Os melhores artigos em semijoias para todas as ocasiões estão ali. Confira!

 


Comentários