Como organizar brincos: aprenda a guardar seus acessórios

Como organizar brincos: aprenda a guardar seus acessórios

Deixar as coisas em ordem dá trabalho, mas dá mais trabalho quando a bagunça atravanca nosso dia a dia. Por isso, hoje vamos falar sobre como organizar brincos.

E qual a importância disso? Pense só nas vezes em que você tentou achar um par de brincos e só encontrou uma das peças ou teve que desamarrá-las de correntes e pulseiras enroladas. Ou ainda, quando descobriu que as tarraxas simplesmente sumiram!

Sem contar que, ao armazenar seus acessórios de qualquer jeito, você corre o risco de estragá-los. Afinal, ainda que duráveis, semijoias podem sofrer com o mau uso: perder pedrarias, sujar ou amassar.

Portanto, não há razão para ser negligente com seus acessórios. Além do mais, acontece de volta e meia precisarmos realizar alguma produção em tempo recorde, catando às pressas sapatos, brincos e pulseiras. Segundo a “Lei de Murphy”, é bem nessas horas que a desorganização resolve nos assombrar.

Por sorte, uma busca rápida na internet ou uma visita a uma loja de utilidades oferece algumas boas ideias para resolver o problema — das mais simples às mais elaboradas. Também é possível improvisar, usando a criatividade e o artesanato para criar as próprias soluções.

Ou então, é só seguir lendo este post para saber como organizar brincos e guardar os acessórios com mais praticidade. Vamos em frente?

1. Caixinha de joias

A caixinha forrada de veludo que serve de embalagem para as joias ou semijoias que você adquire muitas vezes é deixada de lado tão logo o novo acessório é estreado. Fica lá, em algum canto do armário ou do guarda-roupa, juntando poeira — quando não vai direto para a lata do lixo.

Entretanto, se você resistiu à tentação de despachar suas caixinhas de joias, pode muito bem organizá-las em uma gaveta para guardar seus brincos, de maneira que fiquem protegidos e à mão sempre que você precisar.

Não tem nenhuma caixinha? Sem problemas, pois dá para comprar pela internet.

2. Forma de gelo ou de cupcake

Essa é uma solução improvisada, mas igualmente eficiente (e econômica): usar formas de gelo ou de cupcake para armazenar os brincos. A primeira funciona bem para as peças menores, enquanto que a segunda é perfeita para seus brincos maiores.

É prático e não tem complicação: em qualquer bazar ou loja de utilidades você encontra artigos como esses. Depois, é só ajeitar um cantinho na gaveta da cômoda ou do criado-mudo e deixar tudo em ordem.

3. Espuma para forração

Outra maneira de deixar os brincos bem organizados é colocando um pedaço de espuma no fundo da gaveta e espetar ali os acessórios.

Não tem mistério: é só comprar um pedaço de espuma para forração de uns 5 centímetros de espessura (em uma casa de materiais de construção ou de utilidades), cortá-lo no tamanho exato da gaveta onde você guarda as semijoias e cobrir o fundo dela com o quadrado de espuma.

Depois, é só espetar as peças aos pares, alinhando-as em colunas para melhor visualização, e está resolvido.

4. Porta brincos

A gaveta da cômoda já não suporta tanto objeto? Então, o melhor a fazer é partir para uma solução sob medida. Há uma boa variedade de utilidades específicas para organizar acessórios, como mostruários e porta brincos. Alguns são mais sofisticados, verdadeiras peças de decoração; outros mais simples, porém funcionais.

Ou seja, tem opção para orçamentos de todos os tamanhos. Os sites de lojas de departamentos, as lojas de presentes e decoração e também as de artesanato são locais onde dá para achar esse tipo de material.

5. Tecido ou feltro

Está aí uma solução bem simpática: utilizar um pedaço de tecido ou de feltro para espetar os brincos. A ideia aqui é recortar um quadrado desse material para fazer um expositor. Você pode pendurá-lo de alguma maneira (usando um suporte de cortina ou um cabide e grampos de roupa) em algum cantinho do quarto.

Se quiser elaborar um pouco mais, pode conseguir uma moldura de quadro de tamanho pequeno e usá-la para prender o tecido, conseguindo assim um efeito decorativo mais interessante.

6. Saquinhos individuais

Os saquinhos de tecido usados para guardar joias e folheados também podem ser aplicados com sucesso na organização dos seus brincos. Normalmente confeccionados em organza ou veludo, eles são perfeitos para acondicionar os acessórios com segurança.

O detalhe, porém, é o seguinte: use vários deles para acomodar cada um dos seus pares. Se misturar muitos itens em poucos sacos, não terá um efeito organizador muito evidente, não é mesmo?

7. Cortiça, recortes de papelão e EVA

Placas de cortiça ou recortes de papelão entram na conta das medidas econômicas para desenvolver um prático organizador de brincos. Outro material interessante é a folha de etileno acetato de vinila — ou, como é mais conhecido, EVA.

Qualquer um desses materiais pode ser acomodado no fundo da gaveta (a exemplo da terceira opção desta lista) ou pendurado na parede (emoldurado ou não). A ideia é que os brincos fiquem espetados em sua superfície.

Outra possibilidade é recortar pequenos quadradinhos de EVA ou papelão e afixar os pares individualmente, exatamente como algumas revendedoras de semijoias fazem.

8. Mostruário de joias

Falando em revendedoras, a maioria delas utiliza em suas visitas aqueles mostruários enroláveis de feltro. Você também pode usar um desses, só que para guardar sua coleção de brincos de uma maneira bem prática e organizada.

A vantagem do mostruário de joias é que dá para guardar em qualquer lugar, ele não ocupa muito espaço. Além disso, os acessórios ficam bem protegidos contra atrito e a salvo da poeira. Se você por acaso tem um desses em casa, não perca tempo. Se não tiver, dá para comprar fácil na internet.

9. Superfície de renda

Usar uma superfície de renda para espetar os brincos é a última sugestão desta série. Basicamente, você pode utilizá-la com uma moldura para pendurar em algum lugar e fazer um expositor bacana e descomplicado.

Existem outras possibilidades. Se você gosta de inventar as próprias soluções então, a lista não tem fim. Basta um pouco de criatividade, alguns materiais e disposição para inovar.

O importante é entender como organizar brincos pode deixar seu dia a dia mais fácil — sem contar que é uma maneira de demonstrar nosso carinho por esses acessórios imprescindíveis.

Esperamos que tenha gostado do post. Aproveitando, convidamos a conhecer os brincos da Linda Bela. Você não vai se arrepender!

 


Comentários