Como saber se um site de semijoias é confiável?

Como saber se um site de semijoias é confiável?

Comprar através de um site de semijoias é uma excelente maneira de unir praticidade e conforto, sem sair de casa. O leque de opções aumenta consideravelmente, pois é possível adquirir produtos de qualquer parte do país com apenas alguns cliques.

Mas há um lado ruim em toda essa variedade. Com tantos sites espalhados pela internet, pode ser um pouco complicado escolher a melhor opção, pois nem tudo o que se oferece na web é garantido — e essa é só uma das armadilhas que o comércio virtual esconde.

Sabendo disso, reunimos algumas dicas para ajudá-la a identificar quando um site de semijoias é confiável e seguro para suas compras online. Acompanhe:

1. Saiba de quem você está comprando

A primeira providência é se certificar de que realmente existe uma empresa por trás do site através do qual você pretende comprar.

Verifique se no rodapé da página constam as informações de praxe: CNPJ, endereço físico da loja e um telefone de contato. Vale a pena, inclusive, telefonar para o número indicado para atestar a veracidade da informação.

2. Confirme se o site de semijoias é seguro

Antes de iniciar a compra, observe se o site é seguro: veja se na barra de endereços do navegador aparecem, antes do endereço eletrônico, as letras HTTPS (de Hyper Text Transfer Protocol Secure), e se elas são precedidas por um cadeado.

O HTTPS deriva do protocolo de segurança SSL (Secure Sockets Layer), um certificado digital que confere a autenticidade dos servidores da web. O HTTPS criptografa os dados inseridos na página, dificultando a ação dos hackers.

Quando o site não possui essa certificação (aparece na barra de endereços apenas HTTP, sem o S), seus dados pessoais e bancários podem ficar expostos a fraudes eletrônicas. Por isso, fique atenta.

3. Avalie a reputação do fornecedor

Os internautas costumam compartilhar o resultado das suas experiências em sites de compra — principalmente as ruins.

Sendo assim, leia os comentários postados no site e na fanpage da empresa no Facebook para descobrir se há relatos que desencorajem a compra.

Outras boas fontes de consulta são os sites do tipo Reclame Aqui, que reúnem queixas dos usuários de diversas lojas virtuais.

4. Leia com atenção as políticas de frete e de trocas ou devoluções

Mesmo após comprar o produto, você pode exercer o seu direito de arrependimento. Por isso, leia com atenção a política de troca ou devolução de mercadorias da loja virtual, de maneira a não ter prejuízo com uma compra mal sucedida.

O mesmo vale para o caso de o produto extraviar durante a postagem ou entrega. Aqui, na Linda Bela, temos políticas de frete e de troca de produtos bem específicas para garantir a tranquilidade de nossas clientes.

5. Desconfie de descontos muito altos

Se a loja virtual pratica preços muito abaixo da concorrência ou oferece descontos muito altos, desconfie.

Toda mercadoria apresenta custos — semijoias não são diferentes. Ou a empresa está oferecendo “gato por lebre” ou você corre sério risco de não receber o produto. Abra o olho!

6. Verifique as formas de pagamento

A maneira mais segura de efetuar compras online é por meio do cartão de crédito, pois sempre é possível sustar o pagamento caso você não receba pelo que pagou.

Mesmo assim, empresas sérias oferecem outras opções de pagamento, como boleto bancário ou transferência eletrônica.

O que não cheira bem é quando a loja virtual apresenta apenas a opção de depósito bancário. Geralmente, não é confiável.

Agora que você já sabe como identificar um site de semijoias confiável e seguro, visite a loja virtual da Linda Bela e conheça nossos produtos!

 


Comentários