Look rock feminino: 8 dicas para as adeptas do estilo

Look rock feminino: 8 dicas para as adeptas do estilo

Maquiagem carregada, roupas pretas e muita atitude: o look rock é uma verdadeira instituição da moda. Nunca arreda o pé das ruas. É um jeito de vestir intimamente conectado com a personalidade de suas adeptas. Fala de estilo, de gosto pessoal e dá um tom de rebeldia juvenil ao visual. Por tudo isso, nunca sai da pista.

Quando muito, o look rock se renova, embora nunca perca de vista os elementos que o consagraram — como uma boa explosão sonora em quarto notas. Isso permite que sua usual simplicidade se converta em algo mais elaborado quando a ocasião exigir — como uma composição sofisticada em acordes progressivos.

Portanto, não é preciso esperar ser convidada a um show de rock para montar um eficiente look roqueiro — embora quem não o tenha como “uniforme” se divirta metamorfoseando-se de rock girl em situações específicas.

O importante é que mesmo um evento mais glamouroso abre possibilidades para você experimentar algo ligeiramente rock’n’roll. Tudo muito estiloso e personalíssimo.

Qual é o truque? Sentir-se bem e confortável dentro do look rock. A montagem não exige grande dificuldade e, feita dentro de determinados parâmetros, fica um charme!

Vejamos, então, oito dicas para turbinar o seu estilo, seja você uma adepta ou apenas uma entusiasta desse visual. Let’s go!

Maquiagem

A maquiagem é um elemento importante da composição do look rock. Isso porque, diferente de outras produções, em que a make up pode assumir personalidade própria, digamos assim, na montagem roqueira ela aparece como um identificador do estilo. E esse identificador aponta para o contraste e os tons escuros.

1. Olho preto

Desde a princesinha do pop-punk Avril Lavigne, passando pela “evanescente” Amy Lee e chegando à superalternativa Taylor Momsen, o delineado escuro dos olhos tem sido uma marca das roqueiras mais zelosas de sua produção. Justiça seja feita, desde quando o The Cure era novidade que esse tipo de maquiagem faz sucesso (no caso, nos olhos das góticas — ou dark, se preferir).

Não importa a origem, o delineado preto é uma assinatura do look rock. Seja contornando os olhos com lápis, seja esfumando-os com sombra (smokey eyes), o resultado sempre é muito expressivo e poderoso. Atualmente, também se admite sombra colorida nas pálpebras para um estilo rocker mais moderninho. Mas o preto continua sendo básico.

2. Batom escuro

Sabe aquele batom escuríssimo que você comprou mas não encontra muita ocasião para usar? No look rock ele está liberadíssimo! Vale preto, vinho, roxo ou um vermelho bem apimentado. Os de efeito mattificado são mais indicados. Porém, os cremosos não estão inteiramente fora de questão.

Embora a combinação de sombra e batom escuros (com a adição de sobrancelhas bem delineadas e uma base para alisar a pele) seja matadora, algumas adeptas do estilo preferem dar todo destaque aos olhos. Nesse caso, um batom nude ou no tom labial é o mais indicado.

Roupas

O guarda-roupa roqueiro é despojado e sem-cerimônia: camisetas, jaquetas de couro, blusões xadrez, jeans puídos e até bermudões de skatista. Porém, quando a ocasião pede, pode-se combinar alguns desses elementos com um vestuário mais clássico ou moderno para elevar o status da produção.

3. Jeans rasgados

Apropriação do movimento punk, o famoso destroyed jeans há muito tempo deixou de ser um item exclusivo do look rock: hoje, vemos a peça inserida nas mais diferentes produções. Isso não significa, porém, que ele tenha sido banido do guarda-roupa roqueiro — muito pelo contrário. Tornou-se mais versátil, o que é uma boa notícia.

O detalhe é que, para que ele sinalize uma produção autenticamente roqueira, você precisa acrescentar alguns elementos extras, como uma jaqueta de couro, um blusão xadrez ou a indefectível camiseta de banda. É sobre ela que falaremos a seguir.

4. Camiseta de banda

As camisetas de rock caíram de vez no gosto do público — o que deve fazer muita headbanger clássica torcer o nariz. Não importa, o fato é que a camiseta com estampa de banda é essencial no look rock. O bacana dessa apropriação é que podemos desfilar nosso grupo favorito em diferentes ocasiões, basta para isso inseri-la em um contexto menos rebelde e mais arrumadinho.

Porém, em se tratando de estilo rocker, a combinação jeans furados (alternativamente, uma calça de couro ou vinil) mais camiseta preta de banda e All Star é imbatível. Vale para ir ao show, para desfilar no dia a dia e para compromissos com nível de etiqueta informal.

5. Jaqueta de couro

A jaqueta de couro estilo motoqueiro (perfecto) voltou com tudo. “Voltou para você, que não manja nada de estilo rocker!”, quase se ouve uma amante do estilo rosnar. Realmente, a jaqueta de couro é outro item básico do guarda-roupa rock’n’roll — e, convenhamos, fica um charme! A vantagem é que se pode criar produções mezzo roqueiras com essa peça clássica para ir a eventos nem tão radicais assim.

Calçados

O bom e velho tênis Converse (pode chamá-lo de All Star) e as botas em estilo coturno dominam a passarela do rock. São, basicamente, os calçados padrão de quem curte barulho. Aqui, as cores determinam as possibilidades da primeira opção, enquanto que um leque de modelos, no caso da segunda, oferece variações sobre o mesmo tema.

6. Botas e coturnos femininos

Novamente, o punk londrino foi o responsável pela adoção do coturno militar como peça de vestuário civil — e, mais tarde, artigo de moda. Atualmente, ao lado dos modelos mais pesados e brutos, existem opções um pouco mais leves e graciosas.

Ou seja, existe coturno para todos os gostos. E o mais legal: combinam com shorts, saia ou calça, elevando a sua produção roqueira a outro nível.

7. Tênis All Star

Dizem que o All Star começou a ser produzido em 1908, o que já faz dele um verdadeiro ancião. Porém, pode-se dizer que o calçado ficou famoso mesmo nos anos 1970, quando um quarteto de cabeludos do Queens chamado Ramones apresentou-os aos garotos de todo o mundo.

Desde então, os All Star são os tênis preferidos dos alternativos de plantão. Dos adeptos do estilo grunge aos jovens descolados, o velho Converse não conhece tempo ruim. Quer curtir uma balada rocker mas deseja vestir algo mais confortável nos pés? Vá de All Star, ora bolas!

Acessórios

Nenhum look rock está completo sem acessórios como pulseiras, anéis pesadões, gargantilhas e outros adereços. De anéis de caveira e pulseiras de couro tachonadas para as mais radicais a belas semijoias banhadas a ródio negro, os acessórios complementam o visual e dão um certo brilho (ou atitude) ao visual.

8. Semijoias banhadas em ródio negro

O banho de ródio negro deixa a semijoia com um brilho enegrecido que combina perfeitamente com o look rock. Além disso, valoriza e robustece a peça, o que faz dela um item a ser considerado em ocasiões mais glamourosas.

No caso da produção roqueira, vale apostar em semijoias de visual mais impactante, como os ear cuffs — brincos que cobrem a orelha inteira. Outro acessório bacana, sexy e cheio de estilo é a gargantilha choker. Trata-se de uma peça que tem tudo a ver com o look rock.

Aí estão, portanto, as dicas para você compor um look rock cheio de atitude. Agora, aumente o som, prepare o visual e saia para curtir e sua paixão pelo ritmo mais explosivo de todos os tempos. Let it rock!

Concluindo este post “nervoso”, segue uma dica imperdível: dê uma passadinha lá na loja virtual da Linda Bela e confira semijoias incríveis para completar seu visual. Melhor do que isso só mesmo aquele novo álbum que você tanto aguardava da sua banda favorita! Então, se joga: acessa lá e aproveita.

 


Comentários