O banho de ouro e sua importância para as joias folheadas

O banho de ouro e sua importância para as joias folheadas

Provavelmente você já deve ter se deparado com a expressão “banho de ouro” em algum momento da sua vida. Muito comum, tanto para quem compra como para quem vende joias folheadas, esse termo é usado para diferenciar e especificar a qualidade das peças.

No caso das revendedoras autônomas, entender bem essa classificação ajuda a reconhecer os produtos de maior qualidade disponíveis no mercado, assim como repassar segurança às clientes.

Para te ajudar a entender tudo o que é necessário sobre banho de ouro, preparamos um conteúdo com as principais dúvidas. Confira a seguir!

O que é banho de ouro?

O banho de ouro, ou galvanoplastia como é tecnicamente chamado, consiste em recobrir uma peça metálica com camadas finas de ouro. Esse método serve para aumentar a durabilidade e decoração do artigo, e é largamente utilizado em joias folheadas.

O banho de ouro é uma forma das joias folheadas parecerem joias legítimas. Afinal, a superfície de ambos produtos ficam iguais, o que muda é o interior de cada peça.

Enquanto a joia é feita 100% de ouro 18k e, portanto, não precisa de um “banho extra”, o metal base da joia folheada é o latão.

Esse produto “bruto” em latão recebe algumas camadas intermediárias de metais como o cobre, bronze, níquel ou paládio.

Depois do banho intermediário, a peça é colocada em uma solução que contém o ouro, já dissolvido. Com a aplicação de corrente elétrica o ouro é depositado na superfície da mesma, ficando semelhante às joias legítimas.

O que são milésimos de banho de ouro?

É a quantidade de ouro que foi utilizado no processo de galvanização da peça. Esse fator está diretamente relacionado com a qualidade final do artigo.

Basicamente, quanto maior for a quantidade de milésimos de ouro usados no banho da peça, maior será a durabilidade desse produto. Para você ter uma ideia, veja a relação entre a quantidade de milésimos e a duração do produto:

  • 1 a 2 milésimos: banho com baixa durabilidade;
  • 3 a 4 milésimos: banho com boa durabilidade;
  • 5 a 7 milésimos: banho com ótima durabilidade;
  • 8 a 10 milésimos: banho com excelente durabilidade.

Há também o banho de ouro tipo “flash”, que se refere à aplicação de menos de 1 milésimo de ouro na peça. Geralmente esse tipo de banho é usado na fabricação de bijuterias.

Todas as peças precisam da mesma quantidade de ouro?

Não necessariamente. No caso dos brincos, por exemplo, eles podem receber uma quantidade de ouro menor, sem que perca qualidade. Isso acontece porque sofrem menos atrito com a pele e o ambiente externo.

Na Linda Bela os anéis, pulseiras e colares são banhados com 10 milésimos de ouro. Já os brincos, em função do pouco atrito, são feitos com 5 milésimos. Isso garante um produto de qualidade e com preço mais competitivo.

Agora que você sabe da importância do banho de ouro, questione seu fornecedor sobre os artigos que ele comercializa. Dessa forma, você comprará suas joias folheadas com mais tranquilidade e segurança.

Já conhece as semijoias da Linda Bela? Peças com banho de qualidade e 1 ano de garantia. Corre pro site!

 


Comentários