O que fazer quando a motivação no trabalho acaba?

O que fazer quando a motivação no trabalho acaba?

É muito comum encontrarmos pessoas lidando diariamente com a falta de motivação no trabalho. Funcionários esses, que por diversos motivos, sentem cada vez menos prazer ao realizar as tarefas.

A desmotivação é ruim para o patrão, pois mantém um funcionário que dá pouco ou nenhum resultado, mas prejudica principalmente o trabalhador, que vê a carreira sendo desperdiçada dia após dia.

Como reconhecer alguém sem motivação no trabalho

A seguir, listamos as principais características e comportamentos de uma pessoa que está desmotivada com o atual emprego. Será que esse é o seu caso?

Descomprometimento

Quando não há motivação no trabalho, o trabalhador não se preocupa em cumprir prazos e nem com a qualidade do que está fazendo. Não há responsabilidade e constantemente seu desempenho acaba virando alvo de críticas.

Reclamações constantes

O trabalhador que perde o interesse no trabalho constantemente reclama do chefe, já que acredita que o patrão não o reconhece da forma que deveria. O salário é outro alvo forte de críticas, pessoas insatisfeitas vivem comparando o salário com outros profissionais.

Apatia

Esse é outro sintoma de quem não tem motivação no trabalho. A pessoa se sente desgastada e sem emoção para executar as tarefas. Não tem energia e fica constantemente cansada e desanimada.

Sendo assim, procrastina o máximo que pode e gasta muito tempo navegando na internet, principalmente nas redes sociais.

Sem proatividade

Quem está perdendo a vontade de trabalhar dificilmente vai se dispor a resolver problemas ou evitar que eles aconteçam. A proatividade em pessoas desmotivadas é zero e por isso elas não se importam com o que está acontecendo na empresa.

Claro que há outros sintomas, mas se você já apresenta alguns deles, será que não está na hora de começar a repensar sua carreira?

Lidando com a falta de motivação no trabalho

Estar desmotivado significa que algo está errado e, na maioria das vezes, o problema não está em você. Talvez você esteja fazendo algo que não gosta, ou tenha um perfil empreendedor e por isso não gosta de receber ordens.

Veja a seguir algumas dicas para mudar de vida e acabar de vez com a infelicidade profissional:

Saia da empresa deixando a porta aberta

Se você já não está satisfeito no trabalho, não deve esperar muito tempo para se desligar da empresa, pois você pode se queimar com seu líder. Nos primeiros sinais de desmotivação, você deve procurar uma solução.

Busque algo que lhe dê prazer

Se o seu trabalho não te motiva, então está na hora de buscar algo que lhe dê prazer. Trabalhar com o que gosta é uma excelente forma de ter motivação no trabalho e, consequentemente, melhores resultados.

Considere abrir seu próprio negócio

Criar coragem e começar a trabalhar por conta própria pode ser uma ótima solução para seus problemas. Muitas pessoas são mais felizes trabalhando de forma autônoma do que em empregos formais.

Você já pensou em trabalhar com horários flexíveis e ainda ter um bom lucro? Então conheça 4 bons motivos para apostar na venda porta a porta e seja uma revendedora autônoma!

 


Comentários