Revendas lucrativas: saiba como construir a sua

Revendas lucrativas: saiba como construir a sua

Faz tempo que a revenda de produtos deixou de ser vista como mero “bico”. Hoje em dia, dá para manter as contas em dia com esse tipo de atividade. Dá, inclusive, para realizar alguns sonhos. Porém, é preciso saber como construir revendas lucrativas.

Se você não sabe como, siga lendo este post que preparamos! Ele com certeza irá te dar uma mãozinha:

Escolha produtos com saída garantida

Tudo começa pela escolha do produto. Pode parecer óbvio, mas você precisa pensar em uma mercadoria que as pessoas queiram comprar. Produtos sazonais ou desconhecidos do público talvez não sejam uma boa escolha.

Artigos de vestuário e beleza, por outro lado, sempre têm muito apelo. Que tal semijoias? São mercadorias que atraem um público certo e muito próximo da revendedora (pense nas mulheres de sua família e amigas). Isso facilita a inserção no mercado.

Atente-se à margem de lucro

Uma revenda, para ser considerada lucrativa, precisa proporcionar um ganho maior do que o dinheiro empenhado no negócio. Essa questão é primordial. Contudo, é fácil se perder nas contas e não saber, ao final do mês, se o que foi vendido deu lucro ou não.

A matemática, porém, é simples: basta calcular o custo do produto e aplicar a margem de lucro. Mas, para que a conta feche corretamente, você precisa incluir todos os gastos envolvidos na operação: o preço da mercadoria, o valor do frete, o custo da embalagem, a tarifa da máquina de cartão, entre outros.

Caso você ainda tenha dúvidas, temos um post específico sobre como calcular a margem de lucro. É só conferir.

Fidelize os clientes

Tão importante quanto conseguir os primeiros clientes é “fisgá-los” — ou, como o mercado prefere dizer, “fidelizá-los”.

Como já mencionamos, a clientela pode estar bem próxima. Geralmente, é no círculo familiar e de amizades que toda revenda começa. Mas revendas lucrativas pedem que você ultrapasse essa fronteira.

Além disso, é preciso que você mantenha a clientela fiel. E a primeira regra para se conseguir isso é oferecendo produtos de qualidade, com garantia. Se a mercadoria estragar com facilidade, vai prejudicar a sua reputação.

Outra estratégia importante é manter um canal de relacionamento sempre aberto com o seu público, pelo qual você possa divulgar promoções e novidades. As mídias sociais e o Whatsapp são excelentes ferramentas de divulgação, mas não hesite em ligar para alguma cliente especial sempre que tiver uma remessa quentinha.

No ramo comercial uma coisa é muito importante: não esquecer de realizar ações de pós-venda. Veja com seus clientes se a compra satisfez as necessidades deles, se têm dúvidas em relação ao produto, reclamações ou sugestões. Esse tipo de atitude é fundamental para manter uma relação produtiva com seu público e a lucratividade do negócio.

Aumente seu tíquete médio

Uma vez tendo conquistado um público fiel, seu próximo objetivo deve ser aumentar o tíquete médio, ou seja, fazer com que seus clientes comprem mais.

Uma boa maneira de conseguir isso é oferecendo produtos complementares. Usando o exemplo da revenda de semijoias, imagine que sua cliente comprou um belo par de brincos. Se oferecer um colar que combine com eles, há boas chances de você fechar um pedido maior — e, consequentemente, faturar mais.

O que achou dessas dicas sobre revendas lucrativas? Se gostou, aproveite para conhecer 4 bons motivos para apostar na venda porta a porta.

 


Comentários