Saiba como eleger os brincos para cada tipo de rosto

Saiba como eleger brincos para cada tipo de rosto

Existe regra para tudo. Inclusive, para escolher brincos para cada tipo de rosto. Isso explica por que, ainda que você quisesse demais usar aquele lindo par que viu na vitrine, na hora da prova ele não ficou muito bom.

Pense nos brincos como uma moldura. Sua função não se resume a combinar com o figurino, mas ornamentar o rosto de uma forma harmoniosa, complementando as linhas da face sem destoar nem realçar características que você prefere esconder.

Resumindo, eles devem enfatizar o melhor da sua fisionomia, acrescentando um toque de brilho ao que já é, naturalmente, belo.

Mas devemos lembrar que existem vários tipos de rosto. Sete tipos, para sermos mais exatos: oval, retangular, quadrado, redondo, triangular, triangular invertido e diamante. Alguns são mais “amigáveis” com relação a combinações; outros, mais restritivos.

Saber escolher brincos para cada tipo de rosto permite que você componha com maior acerto o seu look, não se baseando apenas em questões puramente afetivas, mas considerando friamente qual peça tem mais a oferecer para deixar o seu visual ainda melhor.

Sendo assim, confira quais brincos são recomendados para cada caso.

1. Brincos para rosto redondo

O rosto redondo é caracterizado pela proporcionalidade entre a altura e a largura da face. A testa costuma ser ampla e o queixo, curto. As maçãs do rosto ganham destaque e as linhas são suaves.

Em função dessa composição predominantemente circular, o tipo de brinco ideal deve ter um formato alongado. Modelos retos e finos são os melhores, mas linhas um pouco sinuosas obtêm resultados igualmente promissores.

Evite, porém, argolas ou peças pequenas, que fiquem muito coladas à orelha, pois elas apenas sublinharão a condição circular do rosto.

2. Brincos para rosto quadrado

Maxilares proeminentes são uma característica dos rostos quadrados, pois eles preservam a mesma largura desde a testa até o queixo. São, basicamente, retos nas laterais.

Para amenizar a rigidez desse formato, é interessante investir em brincos de tamanho médio e formato oval ou pendular. Também é permitido usar argolas, com a condição de que não alcancem a linha do maxilar.

Da mesma forma, esqueça os brincos quadrados, que tendem a acrescentar volume à já avantajada região da mandíbula.

3. Brincos para rosto triangular

Rostos triangulares (ou em forma de pera) apresentam maxilares um pouco mais volumosos que a testa, queixo igualmente estreito e delineado por traços retos.

Ficam bem com brincos pequenos, próximos à orelha, magnetizando a atenção para a parte superior do rosto e equilibrando a face como um todo. Uma boa pedida são os brincos com zircônia, eles casam bem com rostos triangulares.

4. Brincos para rosto oval

Em 2016, um estudo realizado por um centro de cirurgia plástica londrino considerou esse formato de rosto o mais bonito do mundo. A referência para a pesquisa foi a teoria clássica da Proporção Áurea, usada pelos mestres renascentistas em suas obras de arte.

Segundo o estudo, a atriz e modelo Amber Heard é a feliz proprietária do rosto mais belo do mundo, com 91,85% de compatibilidade com os valores apregoados pela referida teoria.

Ainda que não se possa dar total crédito a essa pesquisa, devemos reconhecer que o rosto oval é uma referência de beleza, seja em função da suavidade de suas linhas, seja em razão da delicada assimetria da forma, com mais comprimento que largura.

Como resultado, pode-se usar qualquer tipo de brinco com ele. No entanto, é aconselhável apostar em modelos longos e ovais. Peças em formato de lágrima tendem a deixar o rosto oval ainda mais cativante.

5. Brincos para rosto retangular

Rostos compridos e com as laterais afinadas são considerados retangulares. Com eles, o ideal é evitar acessórios que evidenciem o comprimento, preferindo peças que adicionem volume à largura.

Sendo assim, tenha cautela com brincos muito longos ou finos. Todos os outros formatos estão liberados, contanto que sejam de tamanho médio ou grande.

6. Brincos para rosto diamante

As maçãs do rosto são a parte mais destacada de um formato diamante. Tanto a testa quanto o queixo são mais estreitos que a região da bochecha, algo que também ocorre no formato de triângulo invertido — embora que, neste último caso, a testa se apresente um pouco mais ampla.

Para quem tem rosto em forma de diamante, vale a pena investir em brincos que tenham mais volume na parte de baixo, como os modelos ovais e triangulares. Esse tipo de semijoia dará mais realce à região do maxilar, conferindo equilíbrio ao rosto.

Não é recomendado, por outro lado, escolher brincos muito longos ou em forma de diamante. Argolas também devem ser usadas com moderação.

7. Brincos para rosto triangular invertido

Como mencionado logo acima, o rosto do tipo triangular invertido guarda semelhanças com o formato diamante. A diferença é que, neste caso, a testa é mais proeminente que as maçãs do rosto. O queixo, por sua vez, é mais afinado, quase pontudo. Por isso, ele costuma ser chamado de “coração”.

Considerando que a parte superior é a mais destacada nesse formato de rosto, convém eleger brincos que desviem um pouco da atenção para a parte de baixo. Especialmente eficientes nessa tarefa são os brincos do tipo pingente cujo tamanho vá até a região do queixo.

Uma boa dica é optar por modelos com pedraria. Peças com pingente de cristal ou pedra natural combinam bem com os rostos triangulares invertidos.

É claro que escolher brincos não é uma ciência. Normalmente, o que determina qual usar é algo mais subjetivo, um desejo motivado pelo gosto, ocasião e estado de espírito.

No entanto, seria negligenciar o poder que um acessório tem de “levantar” um look não considerar que certos modelos ficam melhores que outros.

Portanto, antes de pegar o primeiro par de brincos que combine com sua blusa, observe se ele harmoniza com o formato do seu rosto, ornando a face como um perfeito complemento dela, ou se está depondo contra o seu figurino, acentuando traços que poderiam muito bem ficar na sombra.

E aí, gostou do post? Agora que você já sabe eleger brincos para cada tipo de rosto, que tal ler este artigo sobre como usar maxi colar? Garanto que vale a pena.

 


Comentários