Semi joias ou semijoias? Saiba como escrever corretamente

Semi joias ou semijoias? Saiba como escrever corretamente

O português é considerado uma das línguas mais complexas que existe. Diante de tantas regras e exceções, é difícil haver quem não tropece na gramática de vez em quando.

Com a reforma ortográfica, é preciso se atentar ainda às mudanças que ocorreram no nosso idioma. Por exemplo: o correto é semi joias ou semijoias? Ou seria, ainda, semi-joias? E semi-jóias?

Para sanar de vez essas dúvidas, vamos explicar, neste artigo, como se escreve corretamente. Continue com a gente!

O novo Acordo Ortográfico

Em 1990, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa alterou algumas regras na escrita do nosso idioma. A nova ortografia já está em vigor desde 2009, mas houve um período de adaptação, em que as duas regras valiam — tanto as antigas quanto as novas.

A partir de janeiro de 2016, o novo Acordo Ortográfico passou a ser obrigatório. Portanto, a melhor forma de aprender é entender o que está por trás das regrinhas.

Semi joias ou semijoias?

A dúvida é: os termos desta palavra devem ser escritos juntos, com hífen ou separados? A palavra joia deve ou não levar acento agudo? Explicamos tudo logo abaixo. Veja!

O uso do hífen

No caso de semijoias, é importante entender que o termo se trata da junção de semi com joias, dando um sentido único para a palavra. Por isso, os termos não vão aparecer separados; eles precisam estar juntos. Mas com ou sem hífen?

De modo resumido, uma situação em que o uso do hífen é obrigatório é a seguinte: quando o primeiro elemento for um prefixo (como anti, auto, contra, extra, mega e semi, por exemplo) e o segundo elemento for iniciado por vogal igual à vogal final do primeiro elemento ou iniciado por h.

No caso de semijoias, o prefixo (semi) termina com vogal, mas o segundo elemento (joias) não começa com a mesma vogal nem com a consoante h. Por isso, os termos devem ser unidos, mas sem o uso do hífen.

A regra do acento

A outra dúvida, no entanto, permanece: joia não tem acento mais? Uma importante regra do novo Acordo Ortográfico é que, agora, os ditongos abertos éi e ói não levam mais o acento agudo nas palavras paroxítonas.

Lembre-se de que as paroxítonas são aquelas palavras que têm o acento tônico na penúltima sílaba. Mas é só a grafia que muda; a pronúncia continua a mesma, ok? É o caso, portanto, de jiboia, ideia, assembleia e, claro, joia e semijoia.

O empreendedorismo e a língua portuguesa

Revender semijoias é uma alternativa que está em alta no mercado, especialmente para quem quer ganhar uma renda extra ou simplesmente deseja trabalhar com o que gosta, de modo autônomo.

Mas empreender um negócio requer alguns cuidados, e um deles é com a grafia correta dos produtos ou serviços, principalmente quando se tem uma revenda.

Uma grafia errada pode prejudicar a credibilidade da marca ou ainda gerar dúvidas no consumidor. Já a grafia adequada mostra que a revendedora conhece bem os produtos, suas características e funcionalidades.

Portanto, ao lidar com estas peças, não fique na indecisão entre semi joias ou semijoias. É simples: tudo junto e sem acento!

E então, ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário no post e conte para gente!

 


Comentários