Você sabe como limpar semijoias?

Você sabe como limpar semijoias?

Têm acessórios que a gente não sente vontade de largar: aquele par de brincos querido, um anel que é quase um talismã ou a medalhinha da sorte.

O problema é que, de tanto ser usada, a peça perde o viço, escurece, oxida. Mas isso não é razão para esquecê-la no fundo da gaveta, se você souber como limpar semijoias.

Não sabe? Tudo bem, vamos dar umas dicas bem práticas. Confira!

1. Flanela seca

A primeira dica é providenciar uma bela esfregada com uma flanela seca e limpa. A ideia é dar uma boa polida em sua semijoia, mas isso só vai funcionar se o pano estiver bem seco.

Um ou dois minutos esfregando deve ser o bastante para recuperar um pouco do brilho da peça.

2. Creme dental

Outra técnica interessante é usar  um pouco de creme dental (aquele branco, sem listras ou partículas coloridas) e esfregar o produto com uma escova de dentes de cerdas macias ou com um chumaço de algodão.

Nesse caso, após esfregar suavemente usando a escova ou o algodão, é preciso lavar a peça em água morna para retirar os resíduos do produto aplicado. Depois, é só secar com uma flanela e está pronto. Sua semijoia já deve ter recuperado o brilho original.

3. Produtos específicos para limpar semijoias

Nem todo cuidado com semijoias é feito “de improviso”. Existem produtos desenvolvidos especificamente para a limpeza de peças folheadas. É o caso do “limpa chapeados”, que você encontra na loja virtual da Linda Bela e que deve ser utilizado da seguinte forma:

Primeiro passe o produto na semijoia usando um chumaço de algodão. Em seguida enxágue em água corrente e enxugue bem. Simples e prático, não?

4. Sabonete líquido

Umas gotas de sabonete líquido, desses usados para lavar as mãos, também são recomendáveis. Você pode utilizá-lo para lavar seus brincos e pulseiras. Basta molhar a peça, esfregar um pouco do produto cuidadosamente com uma escova de dentes macia ou com os dedos, enxaguar e secar com o secador de cabelos.

Esse procedimento é suficiente para remover a sujeira causada pela poluição, pelo suor e pelos produtos de beleza usados no dia a dia.

5. Água quente com sabão

Em alguns casos, utilizar água quente com um pouco de sabão de coco pode ser mais eficaz. Basta deixar as semijoias de molho por alguns minutos, depois esfregar com a escova e secar. Esse método é recomendável para remover as manchas que aparecem com o tempo.

É importante ressaltar que as dicas de limpeza desse post se aplicam à qualquer joia folheada. Com essas técnicas você pode recuperar o brilho de pulseiras, brincos, anéis e colares.

Por fim, vale lembrar que alguns cuidados são necessários para manter suas semijoias com aspecto de novas por mais tempo: evite que fiquem expostas à água do mar ou ao cloro da piscina, lembre-se de retirá-las quando for fazer faxina e não aplique maquiagem ou perfume sobre as peças.

Gostou das nossas dicas sobre como limpar semijoias? Então chegou a hora de conhecer as semijoias da Linda Bela. Clique aqui e divirta-se!

 


Comentários