Você sabe o que dar de presente para avó?

Você sabe o que dar de presente para avó?

Vovós são uma fofura. Vivem “estragando-nos” com seus mimos e atenções — para consternação de nossos pais, mais zelosos com a disciplina. Em algum momento, a recíproca precisa ser verdadeira. Ou seja, não nos custa agradar a simpática velhinha. E nem precisamos esperar pelo Dia dos Avós — que, de resto, quase ninguém sabe quando é (26 de julho, a propósito).

O caso é que, ao pensar em presente para avó, nossa cabeça dá voltas e voltas e para nas alternativas de sempre: pantufas, casaquinho, pijamas…. Nem parece que a avozinha merece coisa melhor.

Que tal pensar em algo diferente, para variar? Uma semijoia, por exemplo? Além de quebrar o padrão dos presentes manjados, o acessório apresenta um excelente custo-benefício: o preço é atrativo e o produto é durável e alegra todo mundo. Quem não gosta de ser surpreendida com um belo par de brincos ou uma correntinha cuidadosamente trabalhada? Pois é, a sua avó inclusive.

Além do mais, na Linda Bela toda a linha de produtos é livre de níquel, uma garantia de que sua vovozinha não sofrerá com alergias e vermelhidões. E tudo é lindo de morrer.

Mas, se estamos de acordo que semijoias dão um ótimo presente para avó, falta discutir o seguinte: qual tipo de semijoia dar? Abaixo seguem algumas sugestões. Acompanhe:

Terço

Avós são, via de regra, religiosas. Quando muito, espiritualizadas (há as que não são nem uma coisa nem outra, naturalmente. Sobre estas falaremos lá no final). Isso nos faz supor que uma semijoia com motivo devocional possua uma larga margem de acerto, enquanto presente.

Entre as possibilidades, existe o Terço. Além de um presente delicado e respeitoso, o Terço se converte em um artigo de forte apelo sentimental.

Imagine a sua avozinha manuseando-o em suas preces regulares. Toda vez que o tiver em mãos, ela certamente lembrará com carinho de você e se sentirá grata pela generosidade.

Sua avó não é muito de rezar o Terço? Sem problema. Você pode simplesmente presenteá-la com uma pulseira ou um colar em forma de Terço. Fica simpático e também muito requintado.

Nossa Senhora Aparecida

A santa mais amada pelos brasileiros na certa possui um lugarzinho no coração de sua vovó. Nossa Senhora Aparecida é um ícone de fé poderoso e tem uma relação muito estreita com todas as mães — isso obviamente inclui a mãe de sua mãe ou de seu pai.

Entre as formas possíveis de presentear usando esse símbolo de devoção, destacamos os pingentes e os colares com a imagem de Nossa Senhora.

Normalmente folheadas a ouro e com detalhes em pedrarias, essas peças constituem um agrado de grande apelo e simbologia. Também possuem uma beleza delicada, que fará com que ela relute em tirá-las do pescoço.

Espírito Santo

Outro ícone católico de grande apelo e simpatia é o símbolo do Espírito Santo. Esse elemento sagrado é evocado a cada vez que alguém faz o sinal da cruz e é parte da tríade que alicerça toda a fé cristã, resumida na enunciação do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Assim, natural que as pessoas façam de sua representação (a pomba) um amuleto de proteção. Isso significa que, ao dá-lo à sua avó, você implicitamente está requisitando a proteção divina para a amada “nona”.

No reino das semijoias, o Espírito Santo aparece em pingentes, escapulários e medalhas da sorte. São objetos de feitio gracioso e que podem acompanhar a sua avó em todos os momentos, confortando e aquecendo-lhe o coração.

Escapulário

O escapulário é um objeto de formato curioso: duas medalhas, presas em lados opostos de uma correntinha ou cordão, o que faz com que fiquem uma à frente e outra às costas de quem usa.

Ninguém, porém, estranha. Afinal, a criação atribuída a um monge carmelita no longínquo ano de 1251 é popularíssima. Trata-se de um símbolo de proteção (tradicionalmente, apresenta imagens de Nossa Senhora do Carmo e do Sagrado Coração de Jesus) e um compromisso de fé, por isso seu uso é tão difundido.

E o mais interessante: a tradição recomenda que o escapulário seja ganhado, e não comprado, o que significa que, se sua avó for ciosa do protocolo, pode estar louquinha para que alguém lhe dê um de presente. Então, está esperando o quê?

Pai Nosso

O “Pai Nosso” (também chamado de Oração Dominical ou Modelo) é uma forma convencionada de conversação com o divino amplamente aceita pela religião católica (kardecistas também a têm como inspiração). É, como costumam dizer os padres na missa, a oração que Jesus nos ensinou. Mesmo quem não é muito apegado à religião a conhece.

Em razão de seu evidente apelo religioso e cultural, não é de se espantar que o Pai Nosso tenha sido convertido em um ícone, para que as pessoas pudessem ter uma representação mais tangível desse poderoso enunciado. Assim, é comum vermos pingentes inspirados na famosa oração.

Não se trata, no entanto, de uma imagem tão difundida quanto as demais aqui citadas. Assim, se a ideia é presentear sua avó com uma semijoia religiosa, mas com um certo quê de novidade, aí está a sua opção.

Hamsá, olho grego….

Vai que sua avó “não seja muito católica”, mas tenha um lado místico bem aflorado. Nesse caso, as opções que se apresentam vão dos pingentes no formato da Hamsá, colares e pulseiras com contas de olho grego ou uma medalhinha na forma da Árvore da Vida.

Pensando bem, mesmo uma avozinha “carola” pode cultuar alguns desses objetos. Só faça antes uma pesquisa discreta para não errar no presente.

Pérolas

Mas falamos no início de senhoras que não se ligam muito em objetos de devoção. Isso não é motivo para descartar a semijoia como opção de presente. Que tal, por exemplo, ofertar a ela um belo par de brincos ou um colar de pérolas?

A clássica esfera esculpida no interior das ostras (ou alguma imitação, que é o caso mais provável aqui) não sai de moda. Inclusive, é um artigo bastante associado a nossas avozinhas. Claro que as moderninhas podem achar o seu formato clássico muito “careta”. Vai saber?

A boa notícia é que pulseiras, colares e brincos de pérolas ganharam uma roupagem mais moderna. Assim, não tem desculpa para não presentear a sua avó com uma lindeza dessas.

Viu só? Dar semijoia de presente para avó é uma alternativa elegante e muito prática. As opções são variadas e agradam a todos os gostos. E o melhor: não pesam no seu bolso.

Só falta agora indicar o lugar onde encontrar essas belezuras. Muito simples: é só acessar a loja virtual da Linda Bela e se esbaldar. Aproveite o embalo e veja algum mimo para você mesma. Afinal, depois de falar tanto de semijoia, dá uma vontade enorme de experimentar uma novidade, não é mesmo?

 


Comentários