Você tem perfil para trabalhar por conta própria?

Você tem perfil para trabalhar por conta própria?

Você trabalha para uma empresa e está se sentindo infeliz? Gosta da ideia de se dedicar a uma vida profissional independente e regular seus próprios horários? Se a resposta é sim, você já está a meio caminho de abrir o próprio negócio.

Mas antes, é importante saber se você possui perfil para trabalhar por conta própria. Não basta apenas ter força de vontade. Quem toca seu próprio empreendimento necessita de boa comunicação, disciplina com prazos e bastante criatividade, além de muitas outras características.

Quer saber se você se encaixa nesse perfil? Então acompanhe este texto e conheça 5 capacidades primordiais que você deve ter para trabalhar por conta própria.

1. Proatividade

Trabalhar por conta própria definitivamente não é para pessoas acomodadas. Quem toca seu próprio negócio precisa ser proativo. Ou seja, tomar iniciativa e se antecipar quanto a possíveis ameaças para seu empreendimento.

Quem tem proatividade não espera pelos outros. Sempre está à frente. Sintoniza com o andamento do negócio e age sempre que sente que algo vai desandar.

2. Boa comunicação

O sucesso de um negócio próprio tem a ver com a sua capacidade de comunicação. Por exemplo, você precisa saber como conversar e resolver problemas com fornecedores, e ter sempre em mente dois aspectos fundamentais: objetividade e clareza.

Se for fazer uma venda direta na casa da cliente ou pela internet, é preciso ter educação e demonstrar que se preocupa com as demandas da clientela.

3. Criatividade

Quem trabalha por conta própria sabe muito bem como é preciso ter criatividade para resolver os problemas do dia a dia. Conquistar novos clientes, comprar novos produtos ou criar uma estratégia inovadora. Tudo isso deve ser feito com criatividade e , de preferência, com baixo custo.

Tente ver seu negócio com outros olhos. É sempre interessante perceber métodos de trabalho e questionar se eles não podem funcionar de outra maneira. Refletir sobre os processos pode garantir aquela sacada que estava faltando para seu negócio crescer.

4. Autogerência

Como pagar as contas dentro do prazo, entregar encomendas e atender clientes sendo que não há alguém para fazer isso por você? Essa é a importância da capacidade de autogerência.

Inerente a essa capacidade está a aptidão para planejar. Elaborar cronogramas, tabelas e listas de tarefas são cruciais para não se perder com os compromissos. Também é fundamental saber os passos para conquistar a tão sonhada independência financeira.

5. Persistência

Se a execução da estratégia não ocorreu conforme o planejado, se o produto não vendeu o suficiente, se a promoção que você fez não teve o resultado desejado, será necessário erguer a cabeça e tentar novamente.

Quem trabalha por contra própria não pode desistir facilmente dos seus objetivos. É preciso tentar várias vezes até conseguir seu espaço de destaque no mercado. Também é necessário ter a mente aberta para vislumbrar os próprios erros e corrigir o percurso.

Essas são 5 habilidades fundamentais para quem quer trabalhar por conta própria. Ficou faltando alguma característica importante? Compartilhe conosco nos comentários!

 


Comentários